terça-feira, 17 de julho de 2012

O que é a farinha de Araruta?


Outra substituta para alimentos com glúten é a farinha de araruta. A araruta é obtida de umaespécie do gênero Maranta; e é também conhecida como agutiguepe, araruta-caixulta, araruta-comum,araruta-especial, araruta-gigante, araruta-palmeira, araruta-raiz-redonda, araruta-ramosa, embiri e agutingue-pé.
Sua fécula, que é bastante parecida com a da mandioca, é extraída do seu rizoma (um tipo de caule diferenciado e na maioria das vezes subterrâneo). É encontrada nas regiões tropicais da América do Sul, das Guianas até o Rio de Janeiro. Estudos arqueológicos evidenciam que o cultivo de araruta nesta região existe há pelo menos 7 000 anos.
Além de ser usada para fins medicinais, principalmente por sabedoria popular, e inclusive na fabricação de um tipo de papel, a araruta possui mais destaque na culinária, sendo utilizada no preparo de mingaus, bolos, biscoitos, espessantes. É inclusive um alimento de fácil digestão, possui sabor neutro, e pode ser também usada no lugar da farinha de tapioca e amido de milho.
Um problema que assombra muitas pessoas celíacas, é que infelizmente algumas mercearias, que vendem esta farinha a granel, não tomam devido cuidado com o armazenamento da mesma, havendo a possibilidade de contaminação cruzada com alimentos que contém glúten do local; ou as vezes, por má índole, acabam vendendo no lugar da farinha de araruta, a própria fécula de mandioca.
Caso houver dúvidas da procedência da farinha, basta fazer um teste para ver se a farinha adquirida é mesmo de araruta: a fécula da araruta (pura) misturada com água quente proporciona uma pasta transparente, caso seja outra farinha a pasta fica gosmenta.
Infelizmente, esta magnífica farinha se encontra em vias de extinção devido ao fato da indústria alimentícia ter substituído a goma, polvilho, farinha e fécula (todos estes podem ser extraídos da araruta) por outros derivados da mandioca, trigo e milho, que são mais fáceis de plantar, sendo assim mais baratos.
A farinha de araruta é mais cara que a de mandioca, porém é mais rica em amido e rende mais. Embora em vias de extição, este ingrediente caiu no gosto popular, e está cada vez mais presente em lares e nas cozinhas de chefs, como também em indústrias. Pode ser encontrado em supermercados, mercearias, lojas de grãos, e também em lojas especializadas.


Fontes:

7 comentários:

  1. ARARUTA - Sendo alimento tão salutar para crianças como adultos, sendo brasileiro, algo antigo e tradicional, novo outra vez, deveria se divulgar como tal em receitas em programas de TV, principalmente podendo ser receitas SEM GLUTEN para variar a dieta e curtir comida de fato muito gostosa, com araruta

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Nós aqui no interior da Bahia revendemos a Legitima Fécula de Araruta e entregamos para todo o Brasil atraves dos correios.
    Para fazer o pedido da araruta, acesse o site: http://ararutadabahia.lojavirtualnuvem.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o grande valor energético e medicinal de araruta, por não ser conhecido e pouco divulgado é pouco consumido até uns estrangeiros descobrirem suas qualidades e as divulgarem. Já fez parte da dieta brasileira e deveria fazer parte do prato nacional como arroz feijão, por seus benefícios.Espero e estou na torcida para que isto aconteça

      Excluir
    2. Achei entre meus velhos livros de receitas uma que é feita com araruta.Fui no supermercado e não encontrei.Fui no mercado público municipal e encontrei um pacotinho de 150 gramas o preço é de ouro.Como é tão dificil aqui no sul esta farinha se ela é tão util e é é do nosso territorio . Como o inverno aqui não tem sido rigoroso, como poderei obter semente ou fécula para cultivar aqui?

      Excluir
    3. Boa tarde, estou interessada em valores e frete para Curitiba/Paraná.
      Whatsapp (41)995924980.
      Grata
      Miriã

      Excluir
    4. Chama no WhatsApp (045)999231738 Leila

      Excluir